quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Neo Folk através de cordas e tambores

Muitos o consideram um dos movimentos atuais mais férteis do cenário alternativo, eu particularmente amo este estilo, infelizmente mesmo as criticas mais underground não dão o espaço necessário que essas bandas merecem, portanto quem tiver resenhas sobre este tipo de som , coloquem aqui neste tópico ou indiquem sites interessantes que tratam deste assunto.O Neo Folk surgiu principalmente na metade dos anos 80 como um filhote do post-industrial , foi uma tentativa vitoriosa de mesclar o industrial, o folk music britânico e o post-punk . Os grandes precursores do movimento musical (Douglas Pearce do Death in June, David Tibet do Current 93 e Tony Wakeford do Sol Invictus) faziam parte de um círculo de música post-industrial inglesa e mais tarde incorporam esse estilo musical com o folk britânico criando um novo estilo, o NeoFolk. Desde o princípio, o principal fundamento do Neo Folk foi a busca pelos antigos ideais e contra a comercialização e a massificação da cultura popular e étnica.Diferentemente da musica Folk dos anos 60 , o Neo Folk usa uma simbologia própria apoiada em valores raciais, no misticismo, no arcaísmo cultural, nos mitos antigos, no paganismo e tradições locais. Também é costume do Neo Folk se basear em personagens filosóficos como Nietzsche e Evola, tornando uma manifestação não só popular, mas também intelectual. Dentro do neo folk é muito claro o interesse no ancestral e isso é bem nítido atavés das letras e das paisagens Européias e pagãs que as bandas tentam sempre representar , também é muito comum o uso de imagens militares e de extrema direita em muitas bandas.

Foto: Death in june

Dark Folk x Neo Folk


A distinção básica entre as duas, está em suas temáticas, o Dark folk tende para aspectos mais sombrios com uma musicalidade mais ambient enquanto o Neo folk faz uso de elementos da Martial music (musica com elementos militares)

Talvez um dos estilos mais férteis que surgiram dentro da cena darkwave, o neofolk é algo que surpreende. Seja pela riqueza rítmica, seja pela inovação em colocar música regional mesclada a um som moderno, mais cosmopolita. Não importa, o importante é que o estilo é versátil, inteligente e, acima de tudo, inovador em suas raízes e concepções.

Foto: Spiritual front



Foto: Blood Axis

Termos relacionados e estilos


* Apocalyptic folk

Antedata o neofolk e era usado por David Tibet para descrever a música do Current 93 durante um período nos recentes anos oitenta e logo anos noventa. O termo foi aplicado à maioria dos artistas da antiga World Serpent Distribution (gravadora) e influenciada diretamente pelo Current 93 e o Thunder Perfect Mind Era.

São caracterizados freqüentemente influências de 1960s rockabilly e psych folk. Também é usado às vezes para descrever esses de distinção musical semelhante mas não diretamente influenciado ou associado, como Michael Gira.

* Folk Noir

Originalmente um termo chamado pelo fotógrafo David Mearns para descrever as músicas da banda Sol Invictus. Às vezes é achado em webzines como um termo mais neutro, sem as conotações específicas do neofolk, mas seu significado é em grande parte o mesmo, e o uso do termo 'noir' indica um assunto escuro global relativo a histórico, frequentemente britânico. Outras condições vagas às vezes usadas para descrever os artistas deste gênero incluem Pagan Folk e Dark folk. Estas são condições grandes que também poderiam descrever várias outras formas de música sem conexão com o neofolk.

* Martial

Martial, ou Militarismo, é um gênero que compartilha muito em comum com o neofolk, e desenvolveu muitas influencias a partir daí. Vários artistas que também poderiam ser classificados regularmente como neofolk trabalham com música marcial ou até memso produz o marcial. Um exemplo seria Dernière Volonté em seus primeiros álbuns. Outros estilos relacionados incluem dark ambient, neoclássico, dark cabaret, música industrial e post-industrial ou uma mistura de todos estes. Obs: Martial possui uma cultura própria.



Neo Folk and Industrial Martial Compilation











Part 1

01 - Death In June - The Calling
02 - Current 93 - lucifer over london
03 - Daddy long legs - 2nd birth
04 - Der blutharsch - untitled
05 - Von thronstahl - bells
06 - Backworld - Little Red Stars
07 - Solblot - Medborgarsang
08 - The Days of The Trumpet Call - Purification
09 - Death in june - She Said Destroy
10 - Ordo Rosarius Equilibrio - Liebe Utopia, On W
11 - Argine - Gelsemio
12 - Darkwood - moss
13 - Canticum funebris - winter of life
14 - Ritual Front - Two Lightnings
15 - Current 93 - sad go round
16 - Grünland - In Der Fremde II
17 - death in june - nothing changes
18 - Belborn - Wir Können Sehen


Part 2

01 - Current 93 - all the pretty little horsies
02 - Von thronstahl - runes and men (short version)
03 - Sol invictus - against the modern world
04 - Death In June - All Pigs Must Die
05 - Spiritual front - luthers army
06 - Of the wand and the moon - sol ek sa
07 - Moon Far Away - Witchcraft by a singing
08 - Anima in fiamme - little black angels
09 - The Days of The Trumpet Call - Purification
10 - Rome - der wolfsmantel
11 - Hekate-L'ivresse
12 - Fire and Ice - Drighten's Hall
13 - Sonne hagal - the sick rose
14 - death in june - break the black ice
15 - Spiritual front - a long summer for the dog of satan
16 - Von thronstahl - europa calling
17 - Dies natalis-Nameless
18 - wakeford tony - come the horsemen

Nenhum comentário:

Postar um comentário