sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bowie: Trilogia de Berlim

"Man is an obstacle, sad as the clown
So hold on to nothing, and he won't let you down. " - Bowie


Trilogia de Berlim, também conhecido como Trilogia Eletrônica, é o nome geralmente dado aos três álbuns de David Bowie produzidos com a colaboração de Brian Eno, entre 1977 e 1979: Low, Heroes e Lodger. Todos gravados na época em que Bowie morava na cidade de Berlim, Alemanha.

Eles ficaram conhecidos como a Trilogia de Berlim, pois Bowie vivia em Berlim Ocidental na época de sua criação, pelo menos, parte deles foi gravado lá, e eles foram influenciados pela música nova da Alemanha que foi popular na época, mais notavelmente, o som dos pioneiros da pop electrónica Kraftwerk (que, na música "Trans-Europe Express ", mencionam na letra: " A partir de uma estação / de volta à Düsseldorf City / Encontrei Iggy Pop e David Bowie", como uma homenagem a dois artistas a trabalhar em Berlim). Os álbuns são experimentais e os dois primeiros na classificação particular estão entre os mais conceituais no catálogo de Bowie. Entre os estilos que mais tarde foram influenciados pelos álbuns destacam-se o new wave, pós-punk e música industrial.
"Eu era um grande fã do Kraftwerk, Cluster e Harmonia, e do primeiro álbum do NEU!, em particular, eu o achava gigantescamente maravilhoso. Olhando para isso em relação ao punk, eu não tinha absolutamente nenhuma dúvida que o futuro da música estava acontecendo, e para mim estava saindo da Alemanha ".

Os discos também foram fortemente influenciados pela cena do krautrock alemão da época, e por bandas como NEU!, Harmonia e Kraftwerk, das quais Bowie se declarou fã.

A exatidão do apelido de "Berlin Trilogy" é debatido, poi apenas "Heroes" foi totalmente gravado em Berlim, nenhuma das faixas de Lodger foi sequer gravada na Alemanha (apenas na Suíça e em Nova Iorque), memos assim, o termo tem sido utilizado de forma recorrente pelo próprio Bowie para descrever os álbuns.
O crédito pela a produção dos álbuns é ocasionalmente equivocada, dado à Brian Eno por causa de seu envolvimento com a trilogia e sua conhecida produção de trabalho com outros artistas na cena local da época. Embora Eno tenha participado em todos os três registros e co-escrito uma série de canções, todos os três álbuns foram de fato produzido por Bowie e Tony Visconti. A guitarra em "Heroes" foi feita por Robert Fripp e a de Lodger por Adrian Belew, estes dois guitarristas mais tarde formaram uma parceria em uma reformulação do King Crimson, que durou quase três décadas, esta experiência compartilhada com Bowie mais tarde os levou a tocar regularmente faixas de "'Heroes'" na turnê de 2000 do King Crimson.

Mudando-se para a Suíça em 1976, comprou um chalé numa montanha no norte do Lago de Genebra. Na nova residência, sua dependência pela cocaína cresceu; além disso, quis aventurar-se em atividades extra-musicais. Começou a pintar e produziu uma série de quadros pós-modernistas. Na turnê, costumava desenhar num caderno e fotografar cenas que serviriam de referência futura. Ao visitar o Brücke Museum em Berlim e outras galerias em Genebra, Bowie se transformou, nas palavras do biógrafo Christopher Sandford, "num prolífico pintor e colecionador de arte contemporânea. [...] Mas não somente um famoso patrono de arte expressionista: trancafiado em Clos des Mésanges, iniciou um curso intensivo de auto-aperfeiçoamento em música clássica e literatura, e começou a trabalhar numa autobiografia." Tais aperfeiçoamentos só viriam a enriquecer seu trabalho de estúdio e palco.
1976 ainda não tinha terminado quando seu interesse pela cena musical da Alemanha e seu vício em drogas o levaram a mudar-se para a Berlim Ocidental, no intuito de renovar e revigorar sua carreira musical. Trabalhando com Brian Eno, enquanto dividia um apartamento em Schöneberg com o mais novo amigo Iggy Pop, concentrou-se na música minimalista e ambiental em seus três próximos álbuns, co-produzidos com Tony Visconti, que vieram a ser conhecidos como sua Trilogia de Berlim. Nessa época, Pop lançou seu primeiro álbum solo sem os Stooges, chamado The Idiot, e, mais tarde, Lust for Life, ambos de 1977, com contribuições de Bowie em melodias e letras, realizando turnês pela Europa, Reino Unido, e nos EUA em março e abril de 1977.
O disco Low (1977), parcialmente influenciado pelo som krautrock do Kraftwerk e do Neu!, evidenciou um afastamento de composições e narrações para um estilo mais abstrato, em que as letras eram esporádicas e opcionais. Na época do lançamento, ele recebeu críticas negativas por isso—e a própria gravadora, a RCA, preocupada em manter sua dinâmica comercial, não aprovou o álbum, e o ex-empresário de Bowie, Tony DeFries, embora ainda mantivesse um significante interesse financeiro nos assuntos do cantor, tentou se prevenir desse fracasso. Apesar desses pressentimentos preliminares, a canção "Sound and Vision" atingiu a terceira posição no UK chart; o sucesso levou Philip Glass, compositor contemporâneo, descrever o disco como "uma obra de gênio" em 1992, quando se baseou nele para sua Symphony No. 1 (posteriormente, Glass também usaria o próximo álbum de Bowie como base para sua Symphony No. 4 "Heroes". Não demorou para que notassem o talento de Bowie em criar músicas complexas que pareciam simples.
O segundo disco da trilogia, "Heroes" (1977), refletiu a abordagem instrumental e minimalista de Low e também incorporou elementos do pop e do rock, além de receber contribuição do guitarrista Robert Fripp. Assim como o álbum anterior, "Heroes" evidenciou o espírito da época da Guerra Fria, simbolizada por uma Alemanha dividida pelo Muro de Berlim.Neste novo trabalho Bowie incorporou sons ambientes de uma variedade de fontes, incluindo geradores de ruídos, sintetizadores e o koto, instrumento japonês, e logrou sucesso, pois ele atingiu a terceira posição no Reino Unido. Sua faixa-título—baseada no amor incondicional de dois amantes dos lados opostos do Muro de Berlim que Bowie via se unirem diariamente—embora tenha alcançado somente a 24ª posição nas paradas britânicas, ganhou popularidade tardia duradoura, e em poucos meses tinha sido lançada em alemão e em francês. No final daquele ano, Bowie a cantou no programa de televisão Marc, apresentado pelo colega Marc Bolan, e dois dias depois para o especial de Natal de Bing Crosby, quando juntou-se a ele em "Peace on Earth/Little Drummer Boy", versão de "The Little Drummer Boy" com um novo e contrapontual verso. Cinco anos depois, o dueto gozaria de fama mundial ao alcançar a terceira posição nas paradas britânicas no Natal de 1982.
Terminando Low e "Heroes", Bowie ocupou grande parte de 1978 a trabalhar na Isolar II, levando canções dos dois primeiros álbuns da Trilogia para quase um milhão de pessoas, durante 70 apresentações ao vivo em 12 países. Naquele momento o artista havia parado com seu vício em drogas; como escreve David Buckley, a Isolar II foi "sua primeira turnê durante cinco anos em que ele não se anestesiou com grandes quantidades de cocaína antes de subir no palco. [...] Sem o esquecimento que as drogas lhe traziam, estava com uma condição mental o suficientemente saudável para fazer novos amigos." A turnê recebeu filmagens que foram lançadas no mesmo ano em Stage, seu segundo álbum ao vivo.

Lodger (1979)—tríptico final daquilo que Bowie chamaria de Trilogia de Berlim—absteve-se da natureza ambiental e minimalista dos outros dois e traz uma levada que nos remete às baterias e às guitarras do rock e do pop que prefiguraram sua carreira anterior à estadia em Berlim. O resultado foi uma mistura complexa de New Wave e World Music. Algumas das faixas, como "Boys Keep Swinging", "Move On" e "Red Money", foram compostas utilizando as cartas das Estratégias oblíquas de Eno. O álbum havia sido gravado na Suíça. Antes de seu lançamento, Mel Ilberman da RCA declarou: "Não seria justo chamar o disco de o Sergeant Pepper de Bowie [...] um álbum conceitual que retrata o Inquilino (Lodger) como um andarilho sem teto, evitado e vitimado pelas pressões da vida e da tecnologia." Como descreve o biógrafo Christopher Sandford, "A gravação coincidiu com várias esperanças frustradas, e com a produção, que significava o fim da parceria de 15 com Eno." Lodger chegou à quarta posição nas paradas britânicas e na vigésima nos EUA, rendendo os singles "Boys Keep Swinging" e "DJ". Em finais de 79, Bowie e Angela iniciaram o processo de divórcio, e, após meses de disputas judiciais, seu casamento terminou em inícios de 1980.


Dados da banda

Origem: England
Atividade: 1964 até hoje
Genero: Rock, pop, glam, art, industrial rock
Myspace: http://www.myspace.com/davidbowie
Site Oficial: http://www.davidbowie.com/


Trilogia Berlim - Low, Heroes, Lodger


Low

Speed Of Life
Breaking Glass
What In The World
Sound And Vision
Always Crashing In The Same Car
Be My Wife
A New Career In A New Town
Warszawa
Art Decade
Weeping Wall
Subterraneans

Ano: 1977
Tamanho: 45,2 mb
Download: Low

Heroes

Beauty And The Beast
Joe The Lion
Heroes
Sons Of The Silent Age
Blackout
V-2 Schneider
Sense Of Doubt
Moss Garden
Neuköln
The Secret Life Of Arabia

Ano: 1977
Tamanho: 42,6 mb
Download: Heroes

Lodger

Fantastic Voyage
African Night Flight
Move On
Yassassin (Turkish For: Long Live)
Red Sails
D.J.
Look Back In Anger
Boys Keep Swinging
Repetition
Red Money

Ano: 2006
Tamanho: 42,5 mb
Download: Lodger

Video: David Bowie - Helden (heroes)

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