quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DCD - Dançando com os Mortos

Os Dead Can Dance formaram-se em Melbourne, na Austália, em 1981, mas pouco tempo depois mudam-se para Londres. Nesta cidade, o grupo assina um contrato com a 4AD, uma editora dedicada à música alternativa. O sucesso da banda, logo os consagra como uma das mais importantes desta editora. O género musical da banda caracteriza-se por um conjunto de estilos, destacando-se o darkwave, com fusão de world music, música medieval e da Renascença europeia.Em 1984, lançam o primeiro álbum, Dead Can Dance e, no mesmo ano, trabalham conjuntamente com os This Mortal Coil, na música It'll End In Tears. No ano seguinte lançam o segundo álbum Spleen and Ideal, que atinge o #2 na tabela independente do Reino Unido.

O quarto álbum, The Serpent's Egg, é editado em 1988, e escrevem a banda sonora do filme El Nino de la Luna, de Agustin Villarongas, onde Lisa faz a sua estreia como actriz.
Em 1990, lançam Aion, e fazem a sua primeira turnê nos EUA. O álbum de 1993, Into the Labyrinth, é o primeiro álbum da banda a ser editado nos EUA, tornando-se um sucesso, também, na Europa. Na sequência, o grupo realiza nova turnê pelos EUA e Europa, gravando-a em Toward the Within, de 1994. Paralelamente, Lisa Gerrard grava o seu primeiro álbum a solo em 1995, The Mirror Pool. Os Dead Can Dance separam-se em 1999. Lisa continua o seu trabalho a solo, e escreve músicas para filmes como Heat, The Insider e Gladiator. Em 2000 grava novo álbum, Eye of the Hunter e, juntamente com Patrick Cassidy, lança mais um trabalho, Immortal Memory.O grupo voltou a reunir-se em 2005 para uma tour pela Europa e América do Norte

Desde a sua criação em 1981 até ao final da década passada, os australianos de origem anglo-irlandesa "Dead Can Dance" mudaram o panorâma da música alternativa feita no velho continente. Colheram e reiventaram influências da folk, da pop, da música antiga e tradicional dos quatro cantos do mundo. Ao todo, oito discos intemporais.O grupo Dead Can Dance consiste essencialmente num duo composto por Lisa Gerrard e Brendan Perry, dois australianos, ambos de origem anglo-irlandesa, que no início dos anos 80 se juntaram para dar origem a um dos agrupamentos musicais mais emblemáticos da música alternativa do final do século XX. E realmente é impossível catalogar a música produzida pelos Dead Can Dance, a não ser como alternativa, o que é sempre um pouco vago, tal não é a quantidade de influências que desfilaram ao longo de 17 anos de carreira, 8 discos de originais e inúmeras colaborações com outros artistas.Elementos típicos da música pop, folk, música medieval, música de origem árabe, misturam-se constantemente com ritmos tribais, ou com música de câmara, de modo a criar ambientes únicos, plenos de espritualidade, plenos de alma. E é precisamente na busca da alma escondida em cada instrumento musical que se inspira o nome do grupo. Como diz Brendan Perry, "o significado por detrás do nome tem a ver com a procura da vida inerente aos instrumentos musicais, que por si só são objetos inanimados, mortos".

De forma a comemorar e homenagear a carreira daquele que foi um dos seus grupos mais emblemáticos, a 4AD lançou uma caixa com uma compilação dos melhores temas dos Dead Can Dance ao longo da sua carreira. Esta caixa é composta por três CD's nos quais se podem encontrar alguns temas inéditos (que incluem o magnífico 'Bylar', bem como o tema 'The Lotus Eaters' que faria parte do sucessor de 'Spiritchaser' caso o grupo não se tivesse separado), e um DVD com o concerto gravado em 'Toward the Within', e com excertos de entrevistas com os músicos. Esta caixa contém ainda um livro com uma série de testemunhos dos próprios músicos acerca da sua carreira, ilustrado com uma série de belas fotografias. Pode dizer-se que não é apenas uma caixa, é um objeto de arte.


Dados da banda


Origem: Australia
Atividade: 1981 até 1998
Genero: Darkwave/ Ethereal
Site Oficial: http://www.deadcandance.com/


Dead Can Dance 1981 - 1998










CD1
1. Frontier [Demo]
2. Labour of Love [Radio]
3. Ocean [Radio]
4. Orion [Radio]
5. Threshold [Radio]
6. Carnival of Light
7. In Power We Entrust the Love Advocated
8. De Profundis [Out of the Depths of Sorrow]
9. Avatar
10. Enigma of the Absolute
11. Summoning of the Muse
12. Anywhere out of the World
13. Windfall
14. Cantara
15. In the Kingdom of the Blind the One-eyed Are Kings
16. Bird
17. The Protagonist

CD2
1. Severance
2. The Host of Seraphim
3. Song of Sophia
4. The Arrival and the Reunion
5. Black Sun
6. The Promised Womb
7. Saltarello
8. The Song of the Sibyl
9. Spirit
10. Yulunga [Spirit Dance]
11. The Ubiquitous Mr. Lovegrove
12. Sloth [Radio]
13. Bylar
14. The Carnival Is Over
15. The Spider's Stratagem
16. The Wind That Shakes the Barley [Radio]
17. How Fortunate the Man with None

CD3
1. I Can See Now
2. American Dreaming
3. Tristan
4. Sanvean
5. Rakim
6. Gloridean
7. Don't Fade Away
8. Nierika
9. Song of the Nile
10. Sambatiki
11. Indus
12. The Snake and the Moon [Edit]
13. The Lotus Eaters.


Ano: 2001
Selo: 4ad
Tamanho: 178,4 MB (cada box)
Download:
Box Set (CD 1)
Box Set (CD 2)
Box Set (CD 3)

Video: Dead Can Dance - Frontier

Nota:

Os links foram plagiados
descaradamente do site:
Lagrima Psicodelica

Nenhum comentário:

Postar um comentário